1- Contextualização e Funcionamento do Curso de Medicina Veterinária - UNIR
1.1 Curso: Medicina Veterinária
1.2 Modalidade: Presencial
1.3 Grau: Bacharelado em Medicina Veterinária
1.3.1 Titulação Conferida aos Egressos: Bacharel em Medicina Veterinária
1.4 Carga Horária Total: 5120 horas
1.5 Total de Vagas Anual: 50 Vagas
1.6 Periodicidade: Semestral
1.7 Turno: Integral
1.8 Integralização: 10 Semestres (5 Anos)
1.9 Endereço de Oferta: Av. Norte Sul, 7300, Bairro: Nova Morada. Rolim de Moura – RO
2- Ato de Autorização, Reconhecimento ou Renovação de Reconhecimento do Curso Regular
2.1 Resolução 217/CONSEA de 27/09/2009
3- Histórico do Curso
3.1 Aprovação do Curso: Resolução n° 217/CONSEA, de 27 de Novembro de 2009.
3.2 Aprovação do Projeto Político Pedagógico do Curso: Resolução n° 206/CONSEA de 30 de Março de 2009.
4- A Integração Ensino, Pesquisa e Extensão
O curso de Medicina Veterinária será uma das unidades onde as atividades de ensino, extensão e pesquisa serão executadas com grande intensidade e projeção dentro e fora dos muros da Universidade. Para tal, será estimulada a participação dos alunos de graduação em projetos de pesquisa e extensão que serão desenvolvidos nos diversos setores do Departamento de Medicina Veterinária.
A Clínica Escola procurará atender a comunidade rondoniense com qualidade, realizando consultas, cirurgias, exames radiológicos e laboratoriais diversos. Nessas atividades, o Professor ou Médico Veterinário que atende o animal está sempre acompanhado por um grupo de alunos, que aprendem seu futuro ofício enquanto prestam um serviço à comunidade.
Não se pode deixar de mencionar ainda a necessidade da participação dos acadêmicos de Medicina Veterinária nas campanhas de vacinação antirrábica. Nesse tipo de projeto o aluno participa como técnico e como cidadão do controle de uma importante doença, fatal para o homem, enquanto pratica as técnicas de vacinação ensinadas durante o curso.
Podemos salientar ainda a possibilidade da participação de nossos acadêmicos como plantonistas nas principais exposições agropecuárias do estado, o que os colocaria em contato direto com a realidade da profissão no campo de produção e sanidade animal.
Mesmo que as atividades de extensão e pesquisa realizadas por acadêmicos de Medicina Veterinária inicialmente não atinjam grande relevância, a implementação deste projeto pedagógico traz consigo mais essa expectativa, a de multiplicar a quantidade e a
disponibilidade de alunos para a realização de tais atividades.
Ao organizar os semestres letivos em semanas de aproximadamente 25 horas, certamente a participação do aluno na pesquisa e extensão ganhará qualidade e quantidade, contribuindo com mais ênfase para sua formação acadêmica, intelectual e social.
5- Modos e Períodos de Ingresso e Número de Vagas por Período de Ingresso
O processo de ingresso aos cursos da UNIR é definido no seu Regimento Geral, como segue:
"[...] Do Ingresso:
Art. 72. – O ingresso discente, nos diversos cursos de graduação da UNIR, ocorre, com base na legislação vigente:
I – por processo seletivo;
II – por convênio ou acordo cultural internacional;
III – por transferência;
IV – para portadores de diplomas de nível superior em cursos afins, nas vagas existentes nos cursos;
V – para portadores de diplomas de nível superior em cursos não afins através de vagas oriundas de processo seletivo;
VI – para portadores de licenciaturas curtas para sua plenificação;
VII – para portadores de diploma de nível superior, para programa de complementação pedagógica;
Parágrafo único – Nos casos do incisos IV a VII o ingresso ocorrerá mediante requerimento específico do candidato para deliberação pelo Departamento que congrega o curso ou programa desejado.
Art. 73 – A admissão nos cursos de pós-graduação faz-se mediante seleção dos candidatos diplomados em cursos de graduação na forma estabelecida no projeto do curso.
O curso de Medicina Veterinária da Unir possui ingresso anual, ocorrendo no primeiro semestre de cada ano letivo, com número de vagas ofertadas correspondendo a 50 (cinquenta) alunos ingressantes. [...]".
6- Regime de Oferta de Matrícula
As matrículas do Curso de Medicina Veterinária ocorrem anualmente através do Enem, por classificação do candidato de acordo seleção do Ministério da Educação com 50 vagas anuais.
Ocorre também pelo processo de preenchimento de vagas ociosas a partirde desistência e cancelamento. Estas podem ser preenchidas por alunos provenientes de outras IES, sejam elas públicas ou provadas. O processo ocorre todos os anos.
7- Calendário Acadêmico
O calendário acadêmico do Curso de Medicina Veterinária possui 20 (vinte) semanas e segue a Resolução Nº 2/CES/CNE de 18 de junho de 2007.
O Departamento de Medicina Veterinária segue o calendário anual aprovado e disponibilizado pelo Conselho Superior Universitário (CONSUN) da Fundação Universidade Federal de Rondônia. Este calendário é publicado no portal institucional da UNIR (www.unir.br) e no portal do Departamento de Medicina Veterinária (www.veterinariarolimdemoura.unir.br).
8- Distribuição da carga Horária em Componentes Curriculares Obrigatórios e Componentes Curriculares Complementares de Graduação
A Matriz Curricular do Curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Rondônia, construída coletivamente, muito mais abrangente do que uma relação de disciplinas e ementários é fruto das finalidades educacionais das instituições de ensino
(e/ou cursos) e de suas concepções acerca das relações com o conhecimento e com a sociedade.
O caráter generalista do curso de Medicina Veterinária tem sido tema de discussões nas últimas décadas, buscando-se por meio dessa análise construir outra identidade a partir das características e funções da profissão, das necessidades sociais e educacionais atuais e da necessária direção a ser dada à profissão.
A estrutura curricular assegura ao aluno a interação entre o ensino, pesquisa e extensão, de forma mais abrangente do que uma relação de disciplinas e planos de ensino.A articulação, teoria e prática são alguns dos objetivos do Curso de Medicina Veterinária da UNIR e a pesquisa é o instrumento necessário a essa realização.
O currículo do curso foi construído de maneira coletiva tendo a participação do corpo docente que, no momento de sua constituição, estava previsto para atuar no curso.Também, foram coletadas sugestões do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Rondônia (CRMV-RO) e do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV).
A estrutura curricular segue as Diretrizes Curriculares Nacionais previstas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) 9.131, de 20 de dezembro de 1996, para os Cursos de Medicina Veterinária, aprovadas pelo Conselho Nacional da Educação em 13 de março
de 2002, e despacho do Ministro da Educação em 09 de abril de 2002, publicado em Diário Oficial da União em 11 de abril de 2002, seção 1, p.14.
A organização do Currículo Pleno do Curso de Medicina Veterinária está baseada em princípios integradores, procurando assegurar o crescente, indispensável e constante embasamento científico em saúde e produção animal, tecnologias produtivas de origem
animal, inspeção e outros. Incentiva uma sólida formação generalista, necessária para que o futuro graduado possa vir a superar os desafios de renovadas condições de exercício profissional e de produção do conhecimento, permitindo variados tipos de formação e habilitações diferenciadas em um mesmo programa.
Com disciplinas básicas e específicas, o curso visa à formação do profissional para atuar na área preventiva, curativa e de reabilitação: avaliando, planejando, executando, controlando, coordenando, atualizando e reavaliando as atividades em entidades públicas e privadas. Estimula práticas de estudo independentes, visando progressiva autonomia intelectual e profissional.
Encoraja o reconhecimento de conhecimentos, habilidades e competências adquiridas fora do ambiente escolar, inclusive as que se referem à experiência profissional julgada relevante para a área de formação considerada, fortalecendo a articulação da teoria com a prática, valorizando a pesquisa individual e coletiva, assim como os estágios e a participação em atividades de extensão.
O Currículo Pleno foi estruturado levando-se em consideração a formação técnico científica e comportamental do futuro profissional, contendo:
a) Conteúdos básicos das seguintes áreas de conhecimento: Ciências Biológicas, Ciências Morfológicas, Ciências Fisiológicas, Patologia e Ciências Sociais, Humanas e Econômicas.
b) Conteúdos específicos que abrangem Ciências Veterinárias, Zootecnia e Produção, preocupando-se com o bem-estar animal, conduta e técnica. Também constrói perfil responsável, crítico e engajado na busca por novas tecnologias da produção animal.
c) Conteúdos específicos que abrangem a Inspeção e Tecnologia de Produtos de Origem Animal: o curso oferecerá convênios e laboratórios para realização de aulas práticas.
d) Ciências da Saúde Pública e Medicina Veterinária Preventiva: o curso proporciona visitas técnicas e elaboração de aulas práticas voltadas para a responsabilidade e a importância desta área.
e) Estágio Curricular Supervisionado: são desenvolvidas atividades práticas sob a forma de realização de práticas clínicas e laboratoriais, e estágios supervisionados por docentes do curso, e por profissionais médicos veterinários em instituições credenciadas, possibilitando a formação profissional que proporciona um nível mais complexo de experiência na área.
f) Atividades complementares: através destas atividades o acadêmico participa de processos de aprendizagem continuado, seja participando, organizando ou executando palestras, cursos, ou outras atividades que estimulem sua busca por novos conhecimentos dentro dos avanços da Medicina Veterinária, em suas diversas áreas.
O curso de Medicina Veterinária da UNIR, de forma a configurar a coerência curricular com o perfil desejado do formado, assegurou o desenvolvimento de competências e habilidades, visando constituir na formação de um profissional capacitado a atuar nas áreas relacionadas às Ciências Agrárias, pois aproximadamente metade do PIB brasileiro está relacionada ao agronegócio.
O currículo do curso atende determinações do Parecer CNE/CES 0105/2002 aprovado em 13/03/2002, e as especificações descritas nas Diretrizes Curriculares pela Resolução CNE/CSE 1/2003 de 18/03/2003, e nesse sentido destacamos que carga horária mínima do estágio curricular atinge pelo menos 10% da carga horária do curso; há um enfoque multidisciplinar, interagindo as disciplinas entre si, transdisciplinar quando o conhecimento transcende o espaço institucional e relaciona com o contexto social e real, foca a formação generalista, humanista, crítica e reflexiva e dispõe de uma gama de atividades complementares.
Para tanto, os conteúdos contemplam os seguintes itens:
1) Ciências Biológicas e da Saúde
2) Ciências Humanas, Sociais
3) Ciências da Medicina Veterinária
a. Zootecnia e Produção Animal
b. Inspeção e Tecnologia dos Produtos de Origem Animal
c. Clínica Veterinária
d. Medicina Veterinária Preventiva e Saúde
Considerações:
A) Quanto aos estágios: conforme os fundamentos das Diretrizes Curriculares através da Resolução do CNE/CES n°1/2003, de 18/03/03 e Regulamento do Curso, o Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Medicina Veterinária da UNIR, de caráter obrigatório, corresponde a pelo menos 10% da carga horária total do curso de Medicina Veterinária, ou seja, 520 (quinhentas e vinte) horas para a estrutura curricular de 2014, sob forma de Estágio Supervisionado.
B) Quanto ao Trabalho de Conclusão de Curso: compreende as orientações com os professores do curso, avaliação prévia e avaliação final, com entrega de monografia individual e de livre escolha de tema pelo aluno, obrigatoriamente relacionado com as atribuições profissionais. Suas atribuições estão descritas nas normas para Trabalho de Conclusão de Curso.
Todas as disciplinas que possuem inter-relação são agrupadas no semestre afim de planejamento de ações conjuntas entre os professores num processo interdisciplinar, tanto no processo de aprendizagem quanto na avaliação da aprendizagem.
As disciplinas dispostas na Matriz Curricular do curso de Medicina Veterinária possuem uma carga horária proporcional ao número e à complexidade do conteúdo a ser ministrado, visando, desta forma, atender as necessidades de cada disciplina para que possa alcançar, com eficiência, os objetivos propostos e a ementa aprovada pelo colegiado de curso.
9- Descrição das formas de ingresso
A partir da aprovação na Reformulação sugerido no PPC em 2014/2015, o ingresso dos alunos passara a ser no primeiro semestre do ano letivo e o curso oferecerá, anualmente, 50 (cinquenta) vagas que são preenchidas por alunos aprovados no processo seletivo promovido pela Universidade Federal de Rondônia que passou a adotar no seu último concurso vestibular o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
Outra forma de ingresso existente é a modalidade do “vestibulinho”, processo seletivo regular e complementar, destinado ao preenchimento de vagas disponíveis através de concurso prestado por acadêmicos matriculados em cursos devidamente autorizados de outras IES para cursos da UNIR, mantidas as afinidades por área de conhecimento.
As demais modalidades de ingresso na instituição, de acordo com o Regimento Geral da instituição já foram explanadas anteriormente no ítem 5.
As aulas são ofertadas em período integral (matutino e vespertino), estando as disciplinas distribuídas de forma equitativa entre os semestres, e o prazo para a integralização curricular é de no mínimo 5 anos letivos.